É tarefa de cada cristão entrar em cada casa e anunciar a Cristo. Cada criança que hoje aprende sobre Jesus, amanhã será um homem capaz de escolher seu Caminho.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Desfigurado, Transfigurado ou Transformado

Endereço: http://areaterror.blogspot.com.br/2009/06/cancer-na-boca.html
É certo que a imagem ao lado não é agradável, mas a intenção de colocarmos ela nesta postagem é justamente chocar.

Sem a consulta do "Aurélio", pensado comigo mesmo e meditando nos termos "desfigurado", "transformado" e "transfigurado", concluí que a diferença destes termos é a seguinte:
a) Desfigurado - perder a forma, a aparência. Perder a figura
b) Transformado - mudar de forma, transitar de uma forma em outra
c) Transfigurado - mudar de forma, de aparência. Mudar de figura ou transitar de uma figura para outra. 

Encontramos a palavra "Transfigurar";"transformar" em versos como Mt 17:2, Mc 9:2, Rm 12:2, 2Co 3:18.
Em todos estes versos a palavra "transfigurou-se" e "transformados" vem da palavra grega "metamorfose" muito conhecida nossa, e quer dizer "mudar de forma".
Bem... para resumir (se me permitem) ouvi certa vez, de um jovem pastor de uma igreja numa conversa pessoal que tive com ele, uma frase dizendo que para sermos a imagem que o SENHOR quer, precisamos primeiro ser desfigurados para então possuir a figura que Deus quer em nós.
Preciso discordar deste pastor, e este é motivo desta postagem. É claro que trata-se aqui somente de questão de palavras, mas estas podem gerar dogmas confusos, imprecisos e até perniciosos ao correto ensinamento Bíblico.
Justamente me lembro que tal jovem pastor, citou o verso de Isaías 52 que diz: "Como pasmaram muitos à vista dele, pois o seu parecer estava tão desfigurado, mais do que o de outro qualquer, e a sua figura mais do que [a] dos [outros] filhos dos homens. "(Is 52:14).
Ao procurar a palavra "desfigurado" no hebraico, constatamos que a palavra só aparece mais uma vez na Escritura no seguinte verso: "Também da mão do estrangeiro nenhum alimento oferecereis ao vosso Deus, de todas estas coisas, pois a sua corrupção está nelas; defeito nelas há; não serão aceitas em vosso favor. "(Lv 22:25). Esta palavra é "משחת - mishchath"
Isto nos mostra que a desfiguração de Jesus, exposta em Isaías 52 tem mais haver com corrupção pelo pecado do que a aparência. As chagas de Jesus certamente foram motivadas por nossos pecados recaindo sobre o Imaculado e Santo Filho de Deus. Daí insistimos em que não há uma desfiguração nossa para que apresentemos uma imagem segundo a vontade de Deus, mas já estamos desfigurados aqui e agora pelo pecado, e a desfiguração física de Jesus em Isaías 52 é resultado da corrupção de todos nós caindo sobre Ele. A nossa desfiguração foi assumida pelo Salvador! Aleluiah!
Grave esta frase: "Ele foi desfigurado para que a Sua imagem fosse possível para mim"!
A minha desfiguração recaiu sobre Jesus, para que a Sua Figura fosse implantada em meu ser!
O indivíduo na foto desta postagem, pode possuir a imagem de Jesus ainda que sua aparência seja esta da imagem... afinal "o problema do pecado não é estético nem genético, mas pneumático" (de pneuma - espírito. Ainda que a construção da frase seja forçada, é completamente verdadeira) como podemos supor de Isaías 52!

Caso o pastor que, me mostrando um vídeo, disse que precisamos ser desfigurados para sermos transformados leia esta pequena e humilde postagem, quero dizer que já estamos desfigurados ao nascer... não nascemos com figura alguma, pois a imagem, a figura de Deus no homem foi totalmente DESFIGURADA com a queda e pecado (Veja novamente a imagem desta postagem), de maneira que refletimos a imagem de Deus mas como aqueles espelhos torcidos; é uma imagem imprecisa e mesmo falsa de Deus. Em alguns casos até horrível quando devidamente exposta.
Não precisamos ser desfigurados, pois isto já somos como pecadores! O que precisamos é ser CONfigurados... ou melhor... TRANSFORMADOS, pois possuímos a matéria original do homem criado no Éden, mas não mais a imagem... a forma original que Deus gerou.
Não é a toa que Paulo escreveu: "Não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento..."(Rm 12:2)
"Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. "(2Co 3:18)
Não há um processo anterior de desfiguração, mas simples e diretamente um processo de Transformação.
De nossos púlpitos, precisamos alertar os irmãos: "Somos seres desfigurados" !!!! O pecado nos desfigurou, e ainda que não pareçamos com o homem da imagem exteriormente, certamente o pecado nos faz ser mais deformados que ele.
"Espiritualmente somos desfigurados, por isso SENHOR, nos transforma conforme o Teu querer! Amém."
Quando percebemos isto, sentimos a necessidade de Deus, de arrependimento e santidade. Se ensinarmos que possuímos uma figura, e precisamos passar pela desfiguração para então sermos transformados por Deus, nossa necessidade de Deus e a percepção de nossa condição atual diante de Deus é falsa e não tão urgente de TRANSFORMAÇÃO.
A Paz do SENHOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem.