É tarefa de cada cristão entrar em cada casa e anunciar a Cristo. Cada criança que hoje aprende sobre Jesus, amanhã será um homem capaz de escolher seu Caminho.

sábado, 31 de março de 2012

Em Defesa da Igreja

Apascentar é alimentar, dar de beber e proteger!

Por: Alexandre Ramos de Souza (Seminarista do IBBC Suzano)
"Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. "(At 20:28).

Quando procuro caminhos para melhor servir ao SENHOR na edificação e crescimento de seus filhos, sobre os quais fui constituído por Deus como mestre, cada vez mais me convenço de que isto se dará apenas apresentando a Bíblia à Sua Igreja.
"Apascentar" é simplesmente conduzir às fontes de água limpa que refrescam e a pastos verdes que alimentam.
"Apascentar" NÃO é enfiar água, mesmo que limpa, na guela abaixo de uma ovelha. Não é misturar o saudável pasto com igredientes que aumentem o sabor ou o cheiro da relva. O coração naturalmente corrupto busca apenas o que é seu, apenas o que vem de si mesmo ou lhe agrada, por isso é que as ovelhas devem comer apenas o que é puro e saudável da Palavra de Deus e isso sem misturas.

No mundo há uma enorme busca pelo amor; o amor porém que o mundo quer, não é um amor incondicional, inexplicável e sobrenatural; mas é um amor "terreno, animal e mesmo diabólico" (Tg 3:15). É terreno pois parte de um coração carnal, e é animal porque segue as inclinações carnais, inclinações instintivas do homem e diabólico porque é contrário ao amor Divino, baseado no bem estar do outro. O amor do mundo é baseado no bem estar mútuo; já o divino é baseado no bem estar do próximo.
O importante não é o amor, mas o amor celestial, puro e divino. O amor mundano não possui méritos!
"Se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam.  "(Lc 6:32) "Que recompensa tereis?" Pergunta Jesus.
O verdadeiro amor deverá guiar meu ministério! Este amor fará com que os que têm cuidado da Igreja não corrompam a Palavra a troco de números de crentes na igreja. O verdadeiro pastor dá apenas o que é verdadeiro para as ovelhas.
Contudo, há mais uma importante responsabilidade que está juntamente com alimentar e dar de beber ao rebanho que é PROTEGER!
Os méritos de Davi, apresentados como aptidão para enfrentar Golias eram: "Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho, eu saía após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava. "(1Sm 17:34, 35)
Proteger as ovelhas é também parte do pastoreado, está incluso no "apascentar" o rebanho. Na realidade a grande diferença entre pastores e pastores de nossos tempos é justamente esta. Muitos estão dispostos a dar algo de beber e algo de comer todo domingo, só não estão dispostos a procurar por água limpa e por verdes pastos. Se tiver que proteger algo, estes pastores estão prontos para defender sua renda e seu salário mas não as ovelhas por si só.

Todo pastor deve ser um mestre e apologista para melhor exercer seu ministério!
Mestre para alimentar bem as ovelhas e apologista para defendê-las dos lobos.

"O mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. "(Jo 10:12, 13)

Pra concluir... uma afirmação que deve ser exemplo para os pastores dos dias de hoje:
"Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. "(Jo 10:11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem.