Por: Anselmo Goldman
Ontem, examinando a Nova Aliança, me detive num texto ao qual saltou bem diante de meus olhos.
O Texto me disse o seguinte: "Disse-lhes,
pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou,
também eu vos envio a vós. E, havendo dito isto, assoprou [sobre eles] e
disse-lhes: Recebei o Espírito Santo; àqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; àqueles a quem os retiverdes são retidos." (Jo 20.21 a 23)
Percebo que esta é uma extensão de uma postagem anterior neste mesmo blog de título: "Perdão de Graça?" (http://elohimomer.blogspot.com.br/2012/05/perdao-de-graca.html), postado por nosso irmão Alexandre Ramos.
Nesta postagem, percebi muito bem que o S'lichah (perdão) que importa é o de YHVH, e Ele, bendito seja, somente o concede mediante Nocham (arrependimento).
Agora percebo que sua postagem é mais relevante do que inicialmente observei.
Analisando
detalhadamente os versos de João 20, pude observar que a retenção ou
liberação do perdão divino é posterior ao recebimento do Ruach HaKodesh (Espírito Santo)
Sendo que permanece a verdade de que somente Deus pode perdoar pecados. "... Quem pode perdoar pecados, senão Deus?" (Mc 2:7)
Então entendemos que o verso de João 20 NÃO
está delegando aos homens o poder de perdoar pecados e nem de condenar.
Mas o que se lê é que aqueles a quem a Igreja (coletivo - assim como
lemos "perdoardes" e "retiverdes") perdoa é porque o Ruach HaKodesh já
diz ter perdoado, e a Igreja somente declara aquilo efetuado por YHVH.
Igualmente se a Igreja retém o perdão, é porque mediante o Ruach
HaKodesh e Sua Palavra, ela sabe tal pessoa não alcançou ainda perdão.
Mas é o próprio Yeshua quem outorga ou não o perdão dos pecados, estando
pessoalmente no meio da Igreja, pois foi dito: "onde estiverem dois ou três reunidos em Meu Nome, aí estarei eu mesmo no meio destes"
A
Grande questão, e é isto o que venho completar referente à postegem
anterior "Perdão de Graça", é que mais um texto indica que em alguns
casos poderá haver a retenção do perdão dos pecados por parte da Igreja
reunida.
Isto tendo-se em conta que "Toda controvérsia em nome do Céu subsistirá".
Shalom Lechem
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