Por: Alexandre Ramos de Souza
Copista em seu ofício de replicar a Escritura Sagrada |
Dia 21/05 na aula do seminário, um texto foi citado
em aula e, meu primo Lincoln, que estuda comigo lá e é da mesma
denominação a qual pertenço virou-se para mim e disse: "a última parte
deste texto não está na bíblia mas todo mundo cita esta parte"
Não
dei muita atenção a princípio pois estava lendo outro texto, mas
perguntei onde estava aquele texto citado, e (esta é uma habilidade
ótima) o Lincoln citou prontamente Romanos 8.
Abri minha Bíblia em Romanos 8 e mostrei o verso 1 para ele.
Eis o texto: "Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. "(Rm 8:1)
A
parte em vermelho é a que não consta no texto segundo o Lincoln. Ele
pareceu confundido, como se tivesse certeza de que aquela parte não
constava na Escritura, quando pedi para que ele abrisse a sua Bíblia de
Genebra cuja versão de Ferreira de Almeida é atualmente Revista e
Ampliada!
Lá, o referido texto termina em "estão em Cristo Jesus", omitindo toda a parte em vermelho.
Virei-me para ele e disse: "Bem vindo à Crítica Textual".
Esta
"diferença" se deve ao fato de versões modernas serem baseadas no Texto
Crítico baseado nos Códices Sinaítico e Vaticano. Estas versões
orientais divergem muito do texto usado até o século XIX baseado no
Textus Receptus, que por sua vez se baseia em mais de 4000 manuscritos e
não em poucos códices.
A Crítica Textual é relevante demais para
ser passada por alto pelo estudante das Escrituras. Neste caso de Rm
8:1, não há prejuízo doutrinário específico; porém há casos em que
verdades bíblicas são postas em dúvida pela diferença entre as versões
de Almeida que possuímos como no caso de 1Tm 3:16.
Na versão original feita por João Ferreira de Almeida lemos: "E
sem duvida nenhuã, grande he o Mysterio da piedade: Deus foy
manifestado em carne, foy justificado em Espirito, visto dos Anjos,
pregado a os Gentios, crido no mundo, e recebido a riba em glória." (Almeida - versão de 1819).
Já
nas Bíblias modernas o texto da carta a Timóteo não possui a última
parte, talvez porque o copista tenha se baseado no verso 4 para omitir
esta parte, talvez para que o texto não se tornasse repetitivo para
"embelezar" o corpo da cópia... enfim. Este é um assunto para a Crítica
Textual que avaliará as possibilidades, com base nas variantes
disponíveis de manuscritos, com base na idade e lugar em que foi escrito
o texto... etc.
Para você que entendeu a importância da questão "Crítica Textual" bem vindo!
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